‘Gold card’, que vende cidadania estadunidense por US$ 5 milhões, estará disponível ainda neste mês

País estará aberto para quem pode pagar.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar sobre o “gold card”. O projeto é vender a cidadania estadunidense para quem estiver disposto a pagar a quantia de US$ 5 milhões.

Através do secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, o governo confirmou que o “cartão” estará disponível ainda neste mês de abril, mais especificamente na próxima semana.

“Estou muito empolgado, porque, dentro de uma semana, uma semana e meia, nós começaremos a ter o ‘Gold Card’, que é o ‘Trump Card’, na verdade”, declarou o secretário Howard Lutnick.

Trump falou abertamente sobre a proposta inicialmente em fevereiro, quando revelou a ideia ao público geral. Segundo o presidente, a ideia é permitir que empresários, que possam pagar, tenham acesso facilitado a cidadania no país.

A ideia gerou críticas e dividiu opiniões. Muitas pessoas questionam como será o processo de concessão de cidadania, uma vez que atualmente o interessado deve passar por etapas de avaliação que envolvem também aspectos de segurança.

A apreensão é a de que o projeto preveja um processo frouxo de avaliação, o que poderia abrir as fronteiras do país para riscos a sua segurança. Algumas pessoas expressaram o medo da entrada de líderes de organizações criminosas, como carteis de drogas, por exemplo.

Até o momento, Trump não comentou sobre as polêmicas do projeto. A ideia de vender a cidadania a quem possa pagar vai na contramão da política anti-imigração que o governo Trump tem colocado em prática desde o começo de sua gestão.

Nesta quinta-feira (10/04), inclusive, Trump voltou a atacar imigrantes ao revelar que pretende acabar com as chamadas “cidade-santuário”, que existem no país desde a década de 80 e oferecem refúgio a imigrantes que tentam pedir asilo no país norte-americano.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.