O caso que chocou o Brasil em 2008 foi acompanhado por muitos telespectadores, que sentiram de perto a aflição que durou 5 dias. A jovem Eloá Pimentel, de 15 anos, e sua amiga Nayara Rodrigues, de 15 anos, foram reféns de Lindemberg Fernandes Alves.
O rapaz que na época tinha 22 anos, era ex-namorado de Eloá e não aceitava o fim do relacionamento. Ele ameaçava matar as duas jovens dentro de um apartamento localizado no ABC paulista. Toda negociação da policia foi acompanhada de perto pela mídia.
No 5º dia de negociação, as autoridades decidiram agir e isso fez com que Lindemberg disparasse contra as duas meninas. Infelizmente Eloá não sobreviveu e Nayara ficou gravemente ferida na região maxilar.
Hoje Nayara tem 26 anos, e conseguiu uma indenização de R$150 mil no ano de 2019. Essa indenização foi a um processo que Nayara recorreu, devido à ação policial que levou ela de volta ao apartamento depois do criminoso liberá-la no segundo dia de sequestro.
A mãe de Eloá, Ana Cristina, recorreu ao mesmo processo, sendo negado sem nenhuma indenização para a família da jovem. Segundo os juízes, a morte não foi responsabilidade do Estado.
Lindemberg foi condenado à 94 anos e 10 meses de prisão no ano de 2018, mas sua defesa conseguiu recorrer e a pena foi reduzida para 34 anos. O criminoso está perto de completar um terço de sua pena e logo pode conseguir o regime semiaberto.