O laboratório chinês que está desenvolvendo a vacina contra a Covid-19 divulgou hoje o resultado das duas primeiras fases de teste e informou que o medicamento é seguro para idosos, porém, garante um resultado bem melhor em adultos e também em jovens.
A Sinovac vem sendo testada em um grupo de voluntários brasileiros em parceria com o Butantan e já está na fase três. O Brasil recebeu 20 mil doses da China, mas apenas 9 mil voluntários receberam o medicamento.
Em todo o mundo há uma preocupação muito grande em relação a esta perspectiva que está sendo criada em relação à eficácia das vacinas que ainda estão em desenvolvimento no que diz respeito aos idosos, uma vez que o sistema imunológico deles tem uma reação com menos intensidade.
A vacina Coronavac da Sinovac não apresentou nenhum efeito colateral grave, o que já é uma boa notícia, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até que possa ser aprovada para o uso em massa.
Três grupos de voluntários receberam duas injeções com baixa, média e alta dose de CoronaVac. Entre eles, 90% apresentaram uma alta nos níveis de anticorpos, porém, os resultados constatados nos idosos foram mais baixos.
Uma curiosidade é que essa CoronaVac que está sendo testada no Brasil já foi ministrada a quase todos os funcionários da Sinovac e também aos seus familiares no intuito de proteger estas pessoas da infecção.
Ainda a respeito desta vacina, uma das vantagens é que ela pode ficar até 3 anos armazenada, o que é de suma importância para as regiões que não contam com transporte refrigerado.