O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu uma nota informando sobre o risco de morte por hipertermia para as seguintes regiões do Brasil: Sudeste e Centro-Oeste, além de algumas áreas em Tocantins.
Esse alerta é válido até a próxima quinta-feira, dia 8 e as pessoas precisarão tomar cuidado redobrado, evitando principalmente ficar exposto ao sol no horário da tarde. A hipertermia acontece quando há uma elevação da temperatura corporal, ou então quando o corpo fica absorvendo mais calor do que pode dissipar.
De acordo com o Inmet, não é comum no Brasil registrar mortes em decorrência de uma onda do calor, mas esse ano as pessoas estão sentindo mais e comentando que é algo que nunca viram antes.
Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins estarão registrando temperaturas acima da média, por isso a população precisa ficar atenta. É importante beber muita água o dia todo e à noite também.
Sempre é bom evitar os raios solares, mas principalmente no horário das 9 às 17 horas, porém, idosos e crianças poderão passar mal mesmo no período da noite, por isso devem ficar em locais mais ventilados.
Outra preocupação é com a alimentação, é melhor dar preferência para as refeições mais leves. Uma boa dica é fazer sucos naturais e manter a casa sempre bem arejada, além de tomar vários banhos no decorrer do dia.