O câncer é uma das doenças mais temidas por qualquer pessoa mundo a fora. Os motivos para isso são variados, mas principalmente o fato de que trata-se de uma doença contra a qual a medicina ainda não tem uma resposta 100% garantida.
É verdade que a medicina já fez diversos avanços, mas a doença continua sendo um temor para muitas pessoas. Além disso, o câncer pode se manifestar nas mais variadas partes do corpo.
Um caso registrado na Indonésia acabou ganhando as manchetes de vários jornais pelo mundo. Um homem, de 63 anos, acabou tendo o pênis inteiramente amputado após sofrer uma complicação da doença.
Segundo o relato do caso, o homem sofria com um câncer renal e não sabia. A doença avançou em metástase, num sintoma bastante raro, e atingiu o pênis do homem. Com isso, ele sofreu uma ereção que durou uma semana.
O caso foi analisado por médicos da Universidade de Udayana, da Indonésia. O homem demorou alguns dias para procurar ajuda e, quando o fez, já era tarde demais para qualquer outra possível abordagem.
Dessa forma, para prevenir maiores complicações em relação ao problema, os médicos decidiram amputar completamente o órgão. O caso foi detalhadamente publicado na Urology Case Reports.
Uma biópsia foi realizada e confirmou que as células cancerígenas estavam presentes no pênis amputado. Dentro de algumas semanas, o sistema urinário do homem havia se recuperado.
Ele também deu início a um tratamento contra o câncer. O caso em questão ainda é um alvo de estudos da medicina, que admite ainda não entender inteiramente a relação entre o câncer renal e o penis.