5 coisas que você precisa saber antes de efetuar seu cadastro no Pix

Muitas pessoas e empresas estão interessadas nesta novidade, mas é preciso conhecer bem antes de se inscrever.

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo que estará sendo lançado no próximo mês pelo Banco Central, mas o cadastro começou a ser feito a partir desta segunda-feira, dia 5. Conheça agora como funcionará esse sistema:

Início: começou nesta segunda-feira o cadastro das chaves, mas o sistema começa a funcionar somente no dia 16 de novembro. Muitas pessoas ainda não estão entendendo como funciona esse processo.

Chaves: para cadastrar a chave de identificação é preciso acessar o aplicativo do banco onde tem conta e ir na opção PIX. O registro pode ser vinculado ao celular, CPF ou CNPJ, e-mail ou um EVP.

Funcionamento: o Pix não depende do horário dos bancos, o sistema pode ser usado as 24 horas do dia, todos os dias da semana, inclusive no final de semana. As transferências são realizadas por meio da chave cadastrada ou QR Code.

Valor: nenhum banco poderá cobrar pelo uso do Pix, ao menos por enquanto. Só que o Banco Central deixou por conta dos bancos, cobrar ou não das empresas, então os empresários deverão se informar com sua agência.

Vantagem: com o Pix, as pessoas não precisarão mais pagar taxas para transferir dinheiro e tudo é feito de forma rápida, em qualquer dia ou horário. Não será preciso seguir o expediente bancário e tudo é feito de forma segura.

Quase 700 instituições bancárias já aderiram ao Pix e as pessoas interessadas podem efetuar seu cadastro para já ir se familiarizando com esse novo sistema.

 

Escrito por

Russel Morais

Escrevo notícias sobre o mundo dos famosos, os últimos acontecimentos do Brasil e no mundo, além de curiosidades, dicas, economia, tecnologia.