Durante a pandemia do Novo Coronavírus, a grande esperança de todos é que todos sejam vacinados. A pandemia trouxe um grande caos para o mundo todo. Todos os países do mundo estão atrás da vacina para que todos sejam vacinados. Essa “corrida”, sem dúvidas os países mais ricos e desenvolvimento saem na frente, entretanto, isso não é a garantia de que os resultados estejam ligados direto aos números.
Um exemplo bom de ser usado é o Uruguai, um país da América do Sul que mais vacina em números proporcionais, entretanto, é um dos países que o índice de mortes mais tem subido. Ambas as informações podem aparecer contraditórias, entretanto, não é bem assim. Em questão, os números interpretados de maneira incorreta são totalmente vazios.
Tais países como o Uruguai e Reino Unido, com outro exemplo, esbarram em um problema não previsto. Mesmo com uma números alto de pessoas imunizadas, os números de óbitos continuam altos e a resposta pode ser encontrada no comportamento do povo. As seguir estão os erros mais perigosos para aqueles que já estão imunizados.
1. Achar que está “100% imunizado” devido a ter recebido o imunizante.
Os especialistas no assunto sempre deixam destacado sobre os imunizantes, é que não garante a imunidade. Isso significa que ao sair do posto após ser vacinado, ainda não está vacinado. Todos os imunizantes que estão disponíveis para o Coronavírus, precisam de em média, suas semanas para atingir o nível máximo de sua eficácia.
Vacinas como a Pfizer, AstraZeneca ou Moderna, precisam de duas doses. Entretanto no caso do imunizante da Janssen, somente uma dose é necessário para a garantia total da vacina. Mas ainda sim é necessitado os cuidados contra o vírus.
2. Achar que a vacina irá te impedir de contrair a doença.
Nenhum dos imunizantes produzidos até hoje tem uma garantia de 100% de eficácia. E é capaz que nenhum chegue a atingir total eficácia. Entretanto, você estará protegido dos quadros de agravamento do vírus.
3. Não se isolar se tiver sintomas.
Mesmo já estando imunizado, caso sinta os sintomas da Covid-19, é preciso que se isole e faça acompanhamento médico, inclusive o teste, se for indiciado pelo médico.
4. Parar de usar máscaras ou higienizar as mãos com frequências.
Da mesma forma citada acima, mesmo estando vacinado, e mesmo que os sintomas da doença sejam reduzidos, ainda sim você pode acabar contaminando outras pessoas. Devido a isso é necessário que continue seguindo as recomendações das autoridades da saúde.