Foi aberto um processo pelo Tribunal Superior de Justiça para ver se vai ter punição para a juíza. Dias antes de beijar condenado, ela fez parte da turma de juízes que determinaram a pena do detento.
Câmeras de segurança filmaram o momento em que uma juíza da Argentina beijou a boca de um rapaz que teve sua prisão perpétua decretada por ter tirado a vida de um policial dentro da sala de visitas de uma cadeia no município de Trelew, localizado no sudeste do país.
O nome da juíza que beijou o condenado é Mariel Suárez. Ela fez parte da equipe de juízes que condenou o homem que a mesma beijou, Cristian Bustos. Cristian foi condenado por ter tirado a vida de um policial no ano de 2009. No dia 22/12 de 2021, a juíza foi contra a prisão perpétua de Cristian. Segundo o jornal “La Nación” a gravação foi no fia 29/12 de 2021.
Foi publicado uma nota sobre o ocorrido pelo Superior Tribunal de Justiça. O órgão afirmou que foi feito uma comunicação sobre o caso e que ficou sabendo que um pedido de encontro foi feito por uma juíza e um preso considerado de alta periculosidade.
Na nota é afirmado que os dados desse comunicado surgiram a notícia de que a juíza havia tido comportamentos inadequados para a sua posição. O encontro com o condenado, o tempo e as características serão levados em conta.
Cristian era procurado pela Justiça em 2009, ele enfrentou policiais que tentou capturá-lo. Ele matou um dos agentes e foi para o Chile, lá foi preso anos depois. Antes de ser mandado para a Argentina, ele cumpriu pena no Chile.