Jair Bolsonaro fez um apelo para que os brasileiros comecem a tomar banho mais rápido e o motivo disso é que a conta de energia ficará mais cara. Durante o bate-papo nas redes sociais, o presidente disse que é preciso apagar a luz, ser ágil no banho e assim todos conseguiram baixar o valor da conta no final do mês.
Esse pedido foi feito dois dias após o anúncio de que haverá um aumento nas tarifas de energia, já que neste mês de dezembro estará valendo a bandeira vermelha 2, que é a mais cara.
O presidente disse que apaga ‘todas as luzes do Palácio da Alvorada’ e que tem certeza que os brasileiros também podem apagar alguma luz em suas residências nesse momento, assim todos conseguirão economizar um pouco.
Segundo o Bolsonaro, basta desligar e luz e tomar banho rápido, ou seja, deixe de ser pobre. Dá pra acreditar?
— Jurisconsulto subversivo (@caetannodanilo) December 4, 2020
Após dizer para todos apagarem a luz, Bolsonaro sugeriu que os banhos sejam mais rápidos, uma outra forma de garantir economiza na conta de luz.
Na verdade a manchete deveria ser: "Após a idiotice de cancelar o horário de verão e aumentar a tarifa, Bolsonaro pede "apague a a luz e tome banho rápido"
— DricaCamaraRio (@DricaCamaraRio) December 4, 2020
O presidente deixou claro que anda preocupado com os reservatórios que estão bem abaixo do esperado, pois a chuva esperada no final de outubro e no começo do mês passado, não chegou .
A Aneel havia dito que até o fim do ano não acionaria o sistema de bandeiras tarifárias por causa da pandemia, mas voltou atrás e para dezembro está valendo o patamar vermelho 2, que é quando a conta tem um acréscimo de R$ 6,24 a cada 100 kWh consumidos.