O Auxílio Emergencial foi um dos benefícios criados em meio a pandemia do Coronavírus. Visando auxiliar as famílias mais necessitadas, foi disponibilizado um valor de primeiramente 600 reais, para todos aqueles que possuem um trabalho informal ou estão desempregados. Estima-se que o Auxílio Emergencial tenha ajudado mais de 5 milhões de brasileiros.
O benefício tinha previsão de durar apenas três meses. Porém, como o final da pandemia não parecia estar perto e existindo uma certa pressão por parte da população e de outros políticos, o Auxílio foi prorrogado primeiramente por mais dois meses, ainda no valor de 600 reais. Em sua segunda prorrogação, foi anunciado que o benefício duraria até o final do ano. Porém, o valor foi diminuído para 300 reais.
Diante disso, existe uma certa expectativa para saber se o benefício irá durar no ano de 2021. Alguns parlamentares estão se movimento no congresso para que o estado de calamidade no Brasil seja estendido até o ano que vem.
Porém, Paulo Guedes, o atual Ministro da Economia, já comentou sobre a possibilidade. E bateu o martelo em sua decisão.
Guedes disse que não existe nenhum plano para que o auxílio seja estendido. Ele afirmou que não é a intenção do atual governo e não é algo que o presidente deseja.
O Ministro da Economia comentou que a medida poderia explodir o teto de gastos, assim prejudicando a economia brasileira.