Mídia estatal chinesa acusam “ideólogos ocidentais” de tumultos em Hong Kong

A mídia estatal chinesa culpou os governos ocidentais na quinta-feira pelos tumultos em Hong Kong, em meio a uma escalada diplomática entre a China e o Reino Unido por protestos na antiga colônia britânica.

O posicionamento da China sobre os protestos em Hong Kong

“Os ideólogos dos governos ocidentais nunca cessam seus esforços para criar distúrbios contra governos que não são do seu gosto, apesar de suas ações terem causado miséria e caos em um país após o outro na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia. Disse o oficial China Daily em um editorial.

“Agora eles estão tentando o mesmo truque na China”, disse o jornal em inglês.

Centenas de manifestantes sitiaram e invadiram o Parlamento de Hong Kong na segunda-feira depois de uma manifestação comemorando o aniversário da transferência para o governo chinês em 1997 sob uma fórmula de “um país, dois sistemas” que inclui liberdades que não foram desfrutadas no resto do país. da China, incluindo o direito de protestar.

Os incidentes ocorreram após semanas de protestos contra uma lei de extradição que agora está suspensa e que, segundo os opositores, minaria o estado de direito de Hong Kong e garantiria a Pequim o direito de processar ativistas em tribunais. da China, que são controlados pelo Partido Comunista.

A polícia de Hong Kong prendeu mais de duas dúzias de pessoas em conexão com os protestos. Investigadores e equipes forenses revisaram as evidências na legislatura e mais prisões são esperadas.

Danos dentro do prédio do Conselho Legislativo, onde os manifestantes quebraram móveis e pintaram nas paredes da câmara, forçando o governo a fechá-lo por duas semanas.

A Comissão do Conselho Legislativo realizará uma reunião especial a portas fechadas em local não revelado na quinta-feira.

O China Daily acusou as forças ocidentais de instigar revoltas contra o governo de Hong Kong “como forma de pressionar o governo central”.

“O comportamento violento que esses agitadores ocidentais estão incentivando atropela o Estado de Direito em Hong Kong e mina sua ordem social”, disse ele.

Um editorial no jornal sensacionalista The Global Times, publicado pelo People’s Daily, do Partido Comunista, criticou os comentários do ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, e disse que “a diplomacia britânica em relação à China pagará por seu comportamento”.

Escrito por

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.