O confronto armado entre os países da Ucrânia e Rússia segue gerando momentos de muito desespero para diversas pessoas. Foi noticiado que a maior usina nuclear da Europa, cujo nome é Zaporizhzhia, pegou fogo depois do ataque realizado pelos civis russos.
Essas informações foram trazidas a público através do prefeito Dmytro Orlav, de Energdar. Foi afirmado pelo mesmo que há vítimas no confronto. Contudo, ainda não se sabe qual o exato momento.
OK friends, this is Enerhodar, a small town in the Zaporizhzhian region which houses the largest nuclear plant in Europe. The video is from the Telegram channel of the town's mayor: https://t.co/qp67xfZVRF
We are fucked. And by us I mean planet Earth. pic.twitter.com/c3mt7bdctZ— Dr Sasha Dovzhyk (@sasha_weirdsley) March 3, 2022
O prefeito relatou que já fazia mais de uma hora que estava acontecendo os combates próximos da central nuclear de Zaporizhzhya. Os guardas ucranianos continuam mantendo a defesa. Sabe se que há vítimas, porém, o número e as circunstâncias ainda não podem ser nomeados.
A Rússia segue atacando a Ucrânia há cerca de 8 dias, após ter declarado guerra contra o país.
Através das redes sociais, muitos vídeos estão sendo compartilhados. Nesses vídeos mostram um pouco mais do estrago causado por todos ataques. O vídeo abaixo foi gravado por uma câmera de segurança presente no local. Como é possível perceber, há muitos barulhos de bombas e tiros.
Em 7 dias, a Rússia tomou totalmente o controle de Chernobyl. A Ucrânia repudiou a atitude, e ressaltando que o país está cometendo um ato terrorista que representa uma ameaça ao mundo todo.
Os funcionários da usina ainda segue sendo mantidos como reféns pelos civis russos.
A Ucrânia conta com 4 usinas nucleares que atualmente estão ativas. Grande parte da energia do país, vem dessa tecnologia.