Existia a crença de que a Terra estaria longe de buracos negros. Porém, foi descoberto que à Terra está mais próxima do buraco negro da Via Láctea do que se imagina.
Quem sugere isso são os cientistas de um projeto japonês que vista a Exploração de Rádio Astrometria por Inferferometria de Longa Linha de Base que tem como pretensão em fazer o mapeamento da velocidade tridimensional e das estruturas espaciais na Galáxia.
O programa voltado para essa pesquisa tem muita notoriedade pelo fato de estar se baseando na astrometria, que em outras palavras é a medição mais precisa das posições e movimentos dos objetos.
Como a Terra está na Via Láctea, é impossível que ela seja vista fora da galáxia, e isso pode proporcionar imperfeições teóricas de cálculos. Por esse motivo, o meio de observação usado no estudo está completamente certo.
Segundo as análises feitas, está sendo sugerido que o centro da Galáxia e o buraco negro que reside lá, fica localizado há cerca de 25.800 anos luz do nosso planeta. Sua orbita na região tem à velocidade de 227 km/s.
A descoberta está gerando um grande burburinho nas redes. Mas, afirmar que a Terra pode ser engolida por um buraco negro é algo utópico e descartado. Não existem evidências científicas de que nosso planeta esteja correndo esse risco de forma eminente. Sendo assim, qualquer tipo de afirmação nesse tom é falsa.