Os testes de Covid-19 são fundamentais para combater a pandemia e traçar novas metas, só que um fato ocorrido recentemente acabou chamando a atenção de todos. Um teste feito no nariz de uma mulher foi tão profundo, que fez o cérebro dela vazar.
O estudo foi publicado esta semana no JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery e traz detalhes de como o caso aconteceu. A publicação descreve que a mulher tem 40 anos de idade e como estava enfrentando forte dor de cabeça, coriza, além de sentir o pescoço mais rígido e um gosto metálico quando ingeria algo, então resolveu ir ao hospital.
Ela contou ao médico que já havia sido submetida a uma cirurgia de hérnia e que após isso é que os sintomas começaram, inclusive vinha tendo vômitos também. A paciente contou que foi submetida a um teste de Covid-19, após a operação.
Levada para o Hospital da Universidade de Iowa, fizeram uma ressonância magnética e descobriram que na cavidade nasal direita havia uma massa.
A equipe médica tratou de drenar toda a massa e então verificou que houve um vazamento de líquido cefalorraquidiano, que se encontra tanto no cérebro como também na coluna. Os médicos disseram que foi a primeira vez que presenciaram um caso como esse.
A suspeita é que o problema tenha sido causado pelo teste de Covid-19 que fizeram no nariz da paciente que está se recuperando, mas segue internada e em observação. Esse teste de esfregaço nasal é muito comum para detectar o novo coronavírus e apesar de ser indolor sempre causa algum incômodo e precisa ser feito sempre por profissionais capacitados.