Se você gosta de cuidar de seu corpo e sua saúde, já deve ter escutado sobre a dieta Ayruverda. A palavra já chama atenção e significa ciência da vida. A dieta surgiu na Índia e engloba diversas práticas que incentivam uma vida mais saudável e melhor.
A dieta funciona baseada no perfil biológico de cada indivíduo e são chamados pelo nome de Doshas. Os doshas são regidos por dois dos principais cinco elementos (ar, água, fogo, terra e espaço). Com isso, é elaborado a dieta.
Confira abaixo como descobrir o seu dosha e os alimentos indicados para você seguir a dieta:
Dosha Vata
Os elementos que compõem este perfil são o ar e o espaço. Engloba pessoas de estrutura pequena e com poucos músculos, além de terem um metabolismo mais acelerado. Podem sofrer com problemas de cansaço, ansiedade, insônia, intestino preso, agitação e fraqueza.
Dosha Pitta
Compõem os elementos fogo e água. São pessoas agitadas e que não sentem frio com facilidade. Elas têm altos níveis de energia e apetite, além de pouca paciência. Podem sofrer com irritação, gastrite, acne e extrema sede.
Dosha Kapha
Compõem os elementos terra e água. São pessoas com estrutura física forte e larga, além de terem tendência a obesidade. Podem sofrer com obsessão, ganho excessivo de peso, má digestão e cansaço.
Alimentos para cada dieta
Dosha Vata
Alimentos com sabor adocicado, ácido e mais salgados. Evite coisas amargas. Sopas, cremes, cereais, tofu, chá de gengibre e canela, açúcar mascavo, são alimentos indicados. Evite; frutas secas, vegetais crus e feijões.
Dosha Pitta
Priorize os sabores amargos, adocicados e adstringentes. Evite coisas ácidas. Coma bastante frutas maduras e doces, beterraba, espinafre, cereais, feijão, abóbora, queijo branco, peixes de água doce, hortelã, salsinha, coentro. Evite alho e cebola, frutas e vegetais ácidos, milho, arroz integral, oleaginosas e queijos amarelos.
Dosha Kapha
Evite alimentos gordurosos e doces. Priorize fibras e comidas leves. Sabor ideal: doce, salgado e ácido. Frutas cítricas, milho, tapioca, feijões, ervilhas, lentilhas, gengibre, canela, mel, coentro e chá de ervas. Evite frutas muito doces, tomate, arroz, soja, tubérculos e azeite.