Um importante grupo de cientistas explicou que mesmo que seja disponibilizado no mercado uma vacina eficaz contra a Covid-19, a vida não voltará ao normal, pelo menos em um curto espaço de tempo.
O mundo hoje acredita que a vacina contra o coronavírus acabará de vez com a pandemia, mas um grupo de cientistas divulgou um relatório informando que isto é uma ilusão e que as pessoas precisam ser mais realistas.
Segundo esse grupo de cientistas, as medidas tomadas para conter o avanço da pandemia deverão ser mantidas mesmo com a chegada de uma vacina e só aos poucos é que as pessoas poderão voltar a viver como era antes da Covid-19.
A previsão é de que gaste no mínimo um ano para a vacina ser distribuída em todos os países. A pesquisadora Fiona Culley lembrou que a história mostra que as vacinas trazem sucesso e fracasso, então é preciso fazer muitos testes ainda antes de finalmente ter um medicamento eficaz.
Ainda segundo esse relatório, quando uma vacina é aprovada não significa que em um mês toda população já estará vacinada, esse processo acontece lentamente e varia de um país para o outro.
Há vários problemas a serem enfrentados, por exemplo, vacinas de RNA nunca foram produzidas em massa, esta será a primeira vez. Ninguém sabe se há matéria-prima suficiente para garantir tantas vacinas e também os frascos de vidros para transportá-las, sem contar a refrigeração necessária para transportar tantos medicamentos pelo mundo.