Nesta última terça-feira, dia 1 de abril, uma professora de inglês foi atacada a facadas durante uma aula em uma escola municipal, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, durante o período da tarde.
A educadora, que lecionava para uma turma do sétimo ano, sofreu ferimentos moderados em seus braços, pescoço e mãos. Ela foi socorrida pelo SAMU e internada em uma unidade de saúde, onde passa por acompanhamento médico e não corre risco de morte.
O crime aconteceu por volta das 14h, quando a professora entregava um livro a um aluno, e repentinamente, testemunhas disseram que a docente foi atacada por três adolescentes que deferiram ataques em suas costas.
Após o ataque, os suspeitos fugiram, mas foram localizados pela Brigada Militar e encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente. A mãe de um dos envolvidos havia sido convocada pela escola um dia antes do ocorrido, mas os motivos do chamado não foram divulgados.
Os demais alunos foram levados para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) vizinha à escola, onde aguardaram a chegada dos responsáveis. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira, dia 2 de abril, e devem ser retomadas na quinta, dia 3 de abril.
“Essa professora, uma mulher e mãe trabalhadora, precisa ser apoiada juridicamente para que o governo municipal garanta todo atendimento físico e psicológico da colega. Foi um acidente de trabalho”, declarou um internauta.
A Polícia Civil investiga se o ataque foi premeditado ou motivado por conflitos pontuais. Até o momento, não há informações sobre possíveis ameaças anteriores ou o contexto que levou à agressão.
Os adolescentes apreendidos, todos menores de idade, serão ouvidos com acompanhamento de defensores públicos. A professora, cuja identidade foi preservada, deve receber alta nas próximas 48 horas, mas seguirá em licença médica.
No momento, a comunidade escolar segue aguardando respostas sobre as circunstâncias do crime e as ações preventivas que serão implementadas.