No litoral paulista, uma linda homenagem veio a acontecer, durante uma formatura da faculdade, uma jovem que estaria se formando em pedagogia, veio a homenagear a profissão de sua mãe, que era faxineira. Essa homenagem veio a comover a todos os presentes no momento da celebração. Logo, a vida da mãe da menina, de muita luta, pobreza é muita resistência se tornou uma inspiração para a jovem.
A faxineira, teria parado de estudar quando ainda tinha apenas 13 anos de idade, logo, veio a retornar seus estudos, com auxílio de sua filha, a faxineira com seu trabalho, ajudou a filha a pagar a faculdade, no momento da homenagem, a faxineira não consegui conter as lagrimas.
Roberta havia apenas 25 anos, e contou que sempre se inspirava em sua mãe, a filha conta também que sua mãe quando havia 13 anos, precisou abandonar os estudos, onde saiu de casa para arrumar um emprego, logo, a mulher conseguir emprego como empregada doméstica.
Roberta que sempre estudou em escolas da rede pública, veio a ter auxilio da mãe que era faxineira e do pai que era taxista, para ajudar a pagar os estudos, até e menina conseguir uma bolsa e concluir a graduação.
O momento da homenagem foi durante a sessão de fotos, onde os pais poderiam tirar foto com os filhos, logo. Roberta não perdeu oportunidade e com o uniforme de sua mãe por baixo da beca de formatura esperou o momento certo para fazer a homenagem.