Neste sábado, dia 1 de fevereiro, o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, realizou um discurso durante uma reunião da bancada do PL, o seu partido. E apesar de tudo, ele não se declarou como candidato às próximas eleições presidenciais em 2026.
Na sua fala, ele fez um pedido para os seus aliados, de que eles reforçem as realizações que aconteceram durante o seu governo, entre 2019 e 2022, e afirmou que se apenas pensasse em si, já estaria fora do Brasil.
“Se eu fosse pensar só em mim, estaria fora do país, mas jamais abandonaria nossa nação”, declarou o político durante o encontro. Ele destacou que a maioria dos aliados compreendeu o momento político e que o partido deve se fortalecer para conquistar municípios.
Bolsonaro também cobrou que os parlamentares do PL lembrem e divulguem as conquistas de sua gestão, como a criação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado em 2020, durante a pandemia. Ele reforçou que é necessário falar sobre isso.
O político ainda fez uma analogia com o atnetado que sofreu em meados de 2018, durante sua campanha eleitoral, declarando que se a facada tivesse sido fatal, o Haddad seria presidente e eles não estariam discutindo nada disso hoje.
O ex-presidente também comparou as políticas de sua gestão com as propostas apresentadas por Donald Trump, que assumiu recentemente o cargo de presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, dizendo que em seu governo, trabalhou para simplificar processos.
A reunião da bancada do PL contou com a presença de aliados e parlamentares que apoiam o ex-presidente. O discurso de Bolsonaro reforçou a ideia de união dentro do partido e a necessidade de destacar as realizações de seu governo como estratégia para fortalecer a base política.