O presidente Donald Trump intensificou sua ofensiva contra quatro parlamentares liberais ao chamá-los de antiamericanos em uma manifestação estridente na quarta-feira, que destaca que os ataques serão uma parte fundamental de sua estratégia para ganhar a reeleição em 2020.
Tensões entre Trump e os democratas
Apesar das críticas dos democratas de que seus comentários sobre congressistas minoritários são racistas, Trump manteve um longo discurso sobre as quatro políticas, dizendo que eles eram bem-vindos para deixar o país se não gostassem de suas políticas em questões como a imigração. e a defesa de Israel.
“Então, esses congressistas, seus comentários, estão ajudando a alimentar a ascensão de uma esquerda militante perigosa e radical”, disse o presidente republicano diante do clamor da multidão na Carolina do Norte, um estado que é considerado chave para sua reeleição.
Trump twittou no fim de semana que os quatro representantes progressistas – Ilhan Omar de Minnesota, Alexandria Ocasio-Cortez de Nova York, Rashida Tlaib de Michigan e Ayanna Pressley de Massachusetts – deveriam “voltar” de onde eles vieram, embora Eles são todos cidadãos americanos e três deles nasceram nos EUA.
O objetivo, disse uma fonte próxima a Trump, era fazer com que os democratas parecessem o mais radical possível aos olhos dos eleitores moderados enquanto se preparavam para uma dura batalha de reeleição em novembro de 2020.
“Está tentando torná-los a face do Partido Democrata à medida que nos aproximamos do ciclo de 2020 e está tentando destacá-los como um grupo marginal, tanto quanto possível, para que eles dissuadam os eleitores que estão no centro.” disse a fonte.
Enquanto Trump recontou no comício declarações anteriores de Omar, que nasceu na Somália e emigrou para os Estados Unidos quando criança, a multidão começou a gritar: “Devolva!”
“Esta noite tenho uma sugestão para os extremistas odiosos que estão constantemente tentando destruir nosso país. Eles nunca têm nada de bom para dizer. É por isso que eu digo: “Se você não gosta deles, deixe-os ir. Deixe-os ir “, disse Trump.
Trump gastou cerca de um quinto de seu discurso de 90 minutos criticando os quatro legisladores, em face da resposta entusiasta da multidão.
O ex-vice-presidente Joe Biden, favorito para a candidatura presidencial democrata em 2020, atacou os comentários de Trump via Twitter.
“Esses congressistas, filhas de imigrantes, como muitos de nós, são um exemplo exato do que torna os Estados Unidos grandes”, disse Biden na rede social.
Trump também zombou de Biden em seus comentários e entrou em outros democratas que competem para ser o candidato do partido para 2020.
Ele reiterou sua referência frequente à senadora norte-americana Elizabeth Warren como “Pocahontas”, um comentário controverso sobre sua origem que Warren e grupos nativos americanos chamaram de racistas.
Fonte:Reuters Latin America