A XP/Ipespe divulgou nesta terça-feira, dia 15, os resultados de sua mais recente pesquisa para saber qual é a preferência dos entrevistados para as eleições presidenciais que serão realizadas em 2022.
O resultado aponta como as pessoas que foram questionadas analisam o atual cenário do país e o que esperam para o Brasil para os próximos anos, mas lembrando que muitos ainda não assumiram oficialmente sua candidatura.
O presidente Jair Bolsonaro, que tantas críticas tem enfrentado nas últimas semanas principalmente, ficou em primeiro lugar com 29% das intenções de voto. E é grande a vantagem dele para o segundo colocado, Fernando Haddad, que tem apenas 12%, menos da metade.
Logo atrás vem Sergio Moro, com 11%; Ciro Gomes, com 9% e a surpresa foi Luciano Huck ser o penúltimo colocado, com 7%, o apresentador global ficou à frente apenas de Guilherme Boulos, que recebeu 5% das intenções de votos.
A pesquisa revelou também qual seria a preferência do eleito no segundo turno e neste caso Jair Bolsonaro empataria tecnicamente com Sergio Moro, sendo que o atual presidente teria 36% e seu ex-ministro 34%.
Quando o eleitor foi questionado se em um suposto segundo turno entre Bolsonaro e Luciano Huck, para qual candidato iria seu voto, o presidente ficou com 40% e o apresentador apenas 33%.
Foram 1.000 pessoas entrevistas em várias regiões do Brasil, entre 7 a 9 deste mês, sendo que a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.