O estado de São Paulo encontra-se em alerta máximo, pois a pandemia está avançando com tudo e o número de mortes em decorrência da doença já é quatro vezes maior que no mês passado.
A média de mortos pela Covid-19 atualmente é de 88 óbitos a cada 24 horas e especialistas alertam que a situação deve piorar nos próximos dias, já que as pessoas não estão se protegendo e ainda tem as festas de final de ano.
No início de dezembro a média era de 22 óbitos a cada 24 horas, agora é de 88 e esse índice é alarmante, pois mostra o resultado da falta de cuidado da população e também o descaso das autoridades.
Outra preocupação é em relação à taxa de ocupação de leitos de UTI, pois acredita-se que em breve começarão a faltar vagas.
O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na última sexta-feira (19), revelou que a ocupação dos leitos já está em quase 70% e isso é só na região metropolitana de São Paulo, sendo que as cidades do interior também já estão ficando com os hospitais lotados.
Em novembro, a taxa de ocupação dos leitos era pouco mais de 40%. O governo reconheceu que o fechamento dos hospitais de campanha acabou fazendo com que houvesse uma sobrecarga nos hospitais, inclusive com muitos pacientes sendo transferidos do interior para a capital.
Especialistas alertam a população para que voltem a tomar cuidado, evitem aglomerações e se for para sair, somente quando realmente se fizer necessário e tomando as devidas precauções para não ser infectado.