A declaração do presidente Lula sobre a situação da Palestina, que segue há meses sob fortes ataques de Israel após o ataque de 11 de outubro, segue gerando repercussão nesta segunda-feira (19/02).
Além da repercussão política, também gerou repercussão entre figuras famosas. Dentre esses comentários, chama a atenção a manifestação de uma pessoa em particular: o influenciador Monark.
Monark é uma figura declaradamente de direita, apoiador aberto do ex-presidente Bolsonaro, e crítico constante do próprio Governo Lula. No entanto, nesta segunda-feira, Monark saiu em defesa do atual presidente.
“Lula não está errado nessa última polêmica, mas vocês não estão prontos para ter essa conversa”, disse o influenciador, em referência à crítica feita pelo presidente ao governo de Israel.
Monark seguiu com sua análise, afirmando ser impossível “considerar humano expulsar milhões de habitantes [palestinos] de suas terras, jogá-los para a ponta da região amontoados e depois começar a bombardear o último lugar que restou para os civis”.
Na minha visão, Israel não representa os judeus de forma alguma; quem representa é a Torá. O Governo de Israel passou do limite da proporcionalidade. Está havendo uma destruição completa de Gaza, não só do Hamas. Existem milhões de pessoas passando fome, desabrigadas e sem…
— Monark (@monarkbanido) February 19, 2024
Entendam que eu quero que o Hamas se dane e o sangue dos palestinos está nas mãos deles também! Mas não podemos considerar humano expulsar milhões de suas terras, jogá-los para a ponta da região amontoados e depois começar a bombardear o último lugar que restou para os civis…
— Monark (@monarkbanido) February 19, 2024
Eu sei que boa parte das pessoas que me seguem não concorda com essa minha visão sobre o conflito, mas, desde o começo da minha carreira, tenho um compromisso em ser autêntico nos meus posicionamentos. Eu entendo que é complexo; eu não quero colocar a culpa toda em Israel também,…
— Monark (@monarkbanido) February 19, 2024
Monark recebeu ataques de seus próprios seguidores após a manifestação e seguiu com sua reflexão. O influenciador explicou que não defende o Hamas, mas que também não acha proporcional a reação do estado de Israel.
O influenciador, que esta fora do Brasil após ter problemas com a Justiça brasileira, seguiu sua defesa do povo palestino. Monark ainda sugeriu que seus seguidores procurem estudar sobre o conflito.
Após se manifestar sobre o assunto, Monark precisou lidar com a reação de seus seguidores.