A apresentadora tão amada, Maju Coutinho, sempre vem iniciando o telejornal “Jornal Hoje” com temais sociais de grande importância; dessa vez não foi diferente. Coutinho abordou seriamente sobre o racismo, não deixando de fora a desigualdade social. A jornalista se pôs totalmente contra os preconceitos que chegaram um dos temas pela quinta-feira, dia 12 de novembro.
A notícia chegou a ser destacada antes mesmo na chamada do telejornal, sendo a primeira de todas as manchetes. Maju comentou que a desigualdade tem raça e cara, pois no Brasil foi divulgado um estudo pelo IBGE mostrando que a pobreza chegou a atingir 52 milhões de cidadãos no ano anterior, de 2019.
Ela logo finalizou dizendo que esse estudo aponta também que os brancos ganham 70% de diferença do que os pardos e principalmente, os pretos; lembrando que os resultados não refletiam a pandemia e nem a quarentena, porém, destacam que a desigualdade no Brasil é bem forte antes mesmo da pandemia.
De acordo com os dados do IBGE, a pobreza teria ganhado uma queda no nosso país; e a triste notícia, seria que essa pobreza extrema vem tendo estabilidade desde o ano de 2019. Isso dá uma significativa de que o Brasil não conseguiu ter redução do contingente de cerca de 13,6 milhões de cidadãos se mantendo de baixo da linha de enorme pobreza. Os dados deste ano só irão ser anunciados no decorrer de 2021.