Na madrugada de hoje, dia 9 de julho, foi anunciado que o filho do cantor Zé Vaqueiro e de sua esposa, Ingra Soares, faleceu aos 11 meses de idade, após uma dura batalha contra a síndrome de Patau.
Essa síndrome é caracterizada pela trissomia do cromosso 13, que resulta em uma série de complicações no desenvolvimento do bebê. Se trata de uma condição genética rara. A causa da morte teria sido por conta da má formação de diversos órgãos.
O cromossomo extra causa diversas malformações e problemas de saúde graves. A condição pode ser detectada durante o pré-natal, mas na maioria das vezes, se manifesta apenas após o nascimento, como foi o caso de Arthur.
Anteriormente, Zé Vaqueiro e Ingra teriam compartilhado as dificuldades enfrentadas devido à doença de seu filho. E infelizmente, não se tem uma cura ou um tratamento definitivo para a síndrome.
Porém, o casal contava com uma estrutura médica adequada e uma equipe especializada para conseguir dar uma qualidade de vida a criança. Mas, infelizmente, Arthur não resistiu.
Os problemas que podem ser causados pela síndrome são diversos, como malformações nos órgãos, alterações faciais, problemas respiratórios, ausência de olhos, defeitos no abdômen e até mesmo surdez.
O bebê, que completaria um ano no dia 24 de julho, passou quase toda a sua vida hospitalizado por conta das complicações da síndrome. E mesmo com todo o esforço da equipe médica, ele não conseguiu resistir e faleceu.