Imagine um asteroide que está vindo em direção a Terra com uma grande possibilidade de acabar causando estragos enormes, e até mesmo acabar com a vida existente no planeta Terra.
De acordo com isso, a Nasa, a agência espacial, fez um pronunciamento na última terça-feira, 5 de outubro deste ano, que no próximo mês irá ser lançado uma espaçonave para poder colidir com um asteroide de propósito, para que ele mude sua rota, será testado pela primeira vez um método de “defesa planetária”.
Um foguete SpaceX Falcon 9 irá ter seu lançamento partido da Base da Força Espacial de Vandenberg, que está localizado a cerca de 80 km a noroeste de Santa Bárbara, que fica na Califórnia.
De acordo com informações dadas pela agência, não é apresentado por eles nenhum perigo a terra, porém por estar próximo o torna um candidato forte para que realizem o teste de uma técnica que caso caso algum dia aconteça, impedir que um asteroide mais perigoso atinga nosso planeta.
O maior asteroide já visto, é conhecido como Didymos, possui 780 metros de diâmetro. Em volta dele, órbita um satélite natural um pouco menor, que é chamado de Dimorphos. Dimorphos possui cerca de 160 metros de diâmetro.
De acordo com isso, o lançamento da espaço é apenas um teste para que exista a garantia de que teremos capacidade de deter um asteroide caso isso aconteça algum dia.
Objetivo principal desta missão, é atingir o Dimorphos a uma velocidade de quase 24 mil km/j e conseguir mudar sua órbita. Uma mudança pequena, porém com grande significado para que os cientistas sejam capazes de observá-la por meio de um telescópio da terra.