Cantora e atriz morre após ser infectada pelo coronavírus e fãs lamentam sua perca: “Tristeza”

A cantora faleceu.

Aos 88 anos faleceu Dina Rot, cantora, pianista, compositora e mãe da atriz Cecilia Roth e do músico Ariel Rot. O intérprete havia sido infectado pelo coronavírus meses antes, mas passou pela doença de forma assintomática. Sua morte foi resultado de uma infecção que piorou nas últimas semanas e que ele não conseguiu superar.

Seu nome completo era Dina Gutkin Saposnik e ela nasceu em 5 de março de 1932, na Argentina.  Ao longo de sua vida, ela lançou doze álbuns.

Carreira e Vida Pessoal 

Dina Rot se casou em 1955 com o economista Abrasha Abraham Rotenberg, um imigrante judeu russo que trabalhava no jornal La Opinion . Rot viajou duas vezes para a Espanha, em um trem de pesquisa: em 1962, por conta própria, e em 1966, a convite do Instituto de Cultura Hispânica.

A música latino-americana e a poesia que ela própria musicalizou, a partir de textos de Violeta Parra, Pablo Neruda ou Gabriela Mistral, foram o traço distintivo do perfil artístico que decidiu assumir, de todas as modas, entre os anos 60 e meados dos anos 60. Embora isso lhe trouxesse problemas: depois do Golpe Militar de 1976, ela cantou um poema de Juan Gelman em um canal de televisão e foi censurado. Ela fez as malas e viajou para Madrid, onde finalmente se estabeleceu com sua família.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Quero agradecer ao meu amigo @esdrasdesouza pela confiança no meu trabalho! Foi um enorme prazer eternizar o seu amor pela @mariagretchen. 🤙🏻👌❤️

Uma publicação compartilhada por 𝐕𝔦𝔫𝔦𝔠𝔦𝔲𝔰 𝐂𝔞𝔩𝔩𝔢𝔤𝔞𝔯𝔦 (@callegari_tattoo) em

Nos últimos anos viveu metade em Madrid e metade em Buenos Aires, ministrando cursos e seminários sobre expressão vocal e visitando sua família. Da Associação Argentina de Atores lamentaram a notícia e nas redes sociais dispensaram a grande artista com palavras emocionantes: “Lamentamos a morte da cantora, compositora e pianista Dina Rot. Ela foi uma referência de prestígio da canção tradicional judaica e difusora da música e poesia latino-americana”.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.