Na última segunda-feira, 18 de abril, o astro do futebol internacional Cristiano Ronaldo e sua companheira, Georgina Rodríguez, trouxeram a público a notícia do falecimento de um dos bebês que o casal estava esperando. As circunstâncias do falecimento do bebê ainda não foram esclarecidas. Os pais não divulgaram mais detalhes sobre o óbito, nem mesmo de ocorreu antes ou após o parto.
Mesmo com a falta de informações sobre o falecimento de um dos gêmeos, dois especialistas que foram ouvidos pelo portal de notícias G1 deixam claro que uma gestação de gêmeos é sempre uma situação que traz “altos ricos” exigindo uma atenção muito especial tanto em relação à saúde da mãe quanto a dos bebês.
Abaixo entenda mais sobre os riscos que podem ocorrer em uma gestação de gêmeos.
Quais são as principais complicações durante uma gestação de gêmeos?
Fabia Vilarino, professora de Medicina e especialista em reprodução humana e, explicou que as complicações ocorrem durante a gestação, como o parto prematuro, sendo bastante comum em gravidez de gêmeos.
As complicações que podem acometer a mãe são muito comuns, como o aumento da pressão arterial e o risco de uma diabete durante a gravidez.
A especialista ainda explica o risco que os gêmeos correm de desenvolver uma enfermidade conhecida como restrição de crescimento intrauterino.
Paulo Martin Nowak, um obstetra especializado em Medicina Fetal da Unifesp, relata que o risco relacionado à gestação de gêmeos está associado ao tipo da gravidez.