Foi criado um abaixo-assinado pelo Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos e o Sindicado dos Trabalhadores Intérpretes de Libras de Brasília em repúdio a uma atitude feita pela participante Thais, do Big Brother Brasil 21 da Rede Globo. Isso por que a sister em um determinado momento no programa, imitou como supostamente um profissional da área atua.
O momento aconteceu na noite se segunda-feira (13), e foi registrado pela transmissão ao vivo do programa. Quem falava na ocasião em questão, era Gilberto, outro participante do programa que participava da conversa em questão.
O protesto feito contra o ato de Thais no confinamento também contou om a adesão da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada-DF). Na nota que foi feita pela associação, eles destacaram que repudiavam o ato que foi feito por Thais no programa, que descreveram como sendo preconceituoso e desrespeitoso, por ter imitado de forma pejorativa as pessoas que fazem uso da língua de sinais.
Destacado pelos autores, o comportamento de Thais é ofensivo para a comunidade surda e também para todos profissionais que atuam na área de Libras, que lutam para que consigam ter o reconhecimento necessário para continuar o trabalho. Eles exigiram ainda que fosse feita uma retratação por parte da sister.
Na mensagem foi ainda ressaltado que eles não aceitaram este tipo de preconceito e brincadeiras como foi feito pela participante dentro do confinamento com a língua de pessoas que vem resistindo no país para conquistar todos os dias mais direitos.