O jornal brasileiro Folha de São Paulo, conhecido por acabar se envolvendo em polêmicas ligados a política, cometeu uma das maiores gafes jornalisticas de 2021, isso porque eles acabaram divulgando uma notícia falsa que dizia que a grande Rainha Elizabeth, do Reino Unido, havia falecido.
Claramente não demorou muito para a notícia ser viralizada e muitas pessoas de fato acreditaram, até porque a Rainha está em idade avançada e todos os anos a idade dela acaba até virando motivo de piada nas redes sociais, de pessoas que veem ela como uma ‘imortal’.
O pré-obituário não é um procedimento normal em redações jornalisticas. Neste ano de 2022, a Rainha completou seus 70 anos de idade desde que iniciou o seu reinado e, além disso, ela apresenta bons sinais de saúde de acordo com os médicos dela própria.
O jornal Folha de São Paulo, publicou até uma nota reconhecendo a falha que foi cometida que acabou desencadeando uma sequência grande de desinformação. No texto, eles disseram que houve um erro técnico e uma publicação enganosa foi feita.
Nas redes sociais, diversos internautas falaram sobre o assunto, que inclusive, entrou nos mais comentados do Twitter. “pelo menos a folha já previu que ela não morrerá nem num sábado nem num domingo”, disse um.”Estagiário já adiantou o serviço para o feriadão da Semana Santa … vai que 🤣”, escreveu esse outro.
A assessoria da Rainha ainda não se pronunciou sobre o caso.