Recentemente, diversos canais de comunicação noticiaram a morte da cantora Vanusa. Ela morreu aos 73 anos de idade, vítima de uma insuficiência respiratória. A artista foi encontrada sem os seus sinais vitais por um enfermeiro que trabalhava na casa de repouso que ela residia já há alguns anos.
Vanusa fez bastante sucesso no Brasil e se tornou um dos grandes ícones da música brasileira. Porém, os seus últimos dias de vida, foram dificultosos. Como informado através de seus filhos, a cantora sofria com uma demência parecida com o Mal de Alzheimer e chegou a se esquecer de nomes e rostos importantes. Além disso, precisava de ajuda para comer e realizar outras necessidades básicas.
O corpo da cantora foi enterro no Cemitério de Congonhas, na região de São Paulo. A cerimônia de despedida foi marcada pela atitude de seus três filhos, Aretha, Rafael e Amanda que deram o último adeus para a mãe, cada um se expressando da maneira que achou melhor.
Aretha cantou um dos sucessos da carreira de sua mãe, Manhãs de Setembro.
Em relação a Rafael, ele abriu o caixão de Vanusa e se despediu da mãe com um beijo.
Ele comentou que a dor da partida era algo muito grande e que foi um dia difícil. Porém, ele ressaltou que sua mãe cumpriu o papel dela e deixou um legado de vida muito grande, sendo uma mulher que nunca se ausentou das responsabilidades.