Ataque com bomba que alveja comboio dos EUA em Cabul faz várias vítimas

Um ataque com bomba que alveja comboio dos EUA na capital afegã nesta sexta-feira feriu quatro membros do serviço dos EUA e matou pelo menos quatro civis afegãos, disseram autoridades, no segundo ataque na cidade em dois dias.

Leia também:

O ataque com bomba que alveja comboio dos EUA

ataque com bomba que alveja comboio dos eua

No ataque com bomba que alveja comboio dos EUA, o Taleban reivindicou a responsabilidade pela explosão, que aconteceu um dia depois que o grupo militante do Estado Islâmico reivindicou um ataque suicida fora de uma academia de treinamento militar que matou pelo menos seis pessoas.

Um porta-voz das Forças dos EUA no Afeganistão confirmou que o ataque com bomba que alveja comboio dos EUA feriu quatro membros do serviço americano, que sofreram ferimentos leves na explosão, mas não deram outros detalhes.

Um porta-voz do Ministério do Interior disse que quatro civis afegãos foram mortos.

O ataque com bomba que alveja comboio dos EUA lançou uma nuvem de fumaça branca no ar e espalhou destroços pela movimentada estrada de Jalalabad, no leste da cidade, uma área com vários grandes complexos de segurança que sofreram repetidos ataques ao longo dos anos.

Mas outras autoridades disseram que até nove pessoas foram mortas com estimativas variadas do número de feridos.

“Eu fui atingido na cabeça por um vidro voador e muitas pessoas sofreram ferimentos”, disse Abdul Qayum, que estava usando uma bandagem na cabeça.

O principal porta-voz do Taleban, Zabihullah Mujahid, disse em comunicado que o ataque tinha como alvo um comboio de “assessores estrangeiros”, matando 10 pessoas e destruindo dois veículos.

Testemunhas disseram que pelo menos três veículos Land Cruiser blindados estavam no comboio, um dos quais foi fortemente danificado na explosão e retirado do local por um guindaste, enquanto tropas afegãs e americanas guardavam a cena enquanto os bombeiros limpavam o local.

Kabul está em estado de alerta nos últimos dias, reforçando os postos de segurança, apesar dos esforços diplomáticos para abrir um processo de paz para acabar com 18 anos de guerra no Afeganistão.

O contexto do ataque

O ataque de sexta-feira, pouco antes do feriado de Eid al-Fitr na próxima semana, aconteceu quando uma delegação de autoridades do Taleban se reuniu com políticos afegãos em Moscou esta semana para discussões que o principal porta-voz do Taleban disse ter feito um bom progresso.

O Taleban tem conversado com diplomatas norte-americanos por vários meses para concordar com a retirada de mais de 20 mil soldados da coalizão dos EUA e da Otan em troca de garantias de que o Afeganistão não seria usado como base para ataques de militantes.

Depois de um cessar-fogo no ano passado sobre o feriado do Eid, havia esperanças de que uma trégua fosse acordada para o feriado deste ano, que ocorre no final do mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Mas oficiais do Taleban disseram que isso não parece provável.

Escrito por

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.