Governo está confiante na votação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados antes do recesso

O governo do Brasil espera que a Câmara dos Deputados vote sobre a reforma previdenciária antes que os legisladores rompam para o recesso em 18 de julho, disse o porta-voz da presidência, Otavio Rego Barros, na terça-feira.

A expectativa da votação da Reforma da Previdência

As chances de a Câmara dos Deputados votar antes de seu recesso de duas semanas são “muito positivas”, disse ele a repórteres em Brasília, acrescentando que o presidente Jair Bolsonaro deve propor mudanças nas aposentadorias da polícia, incluindo uma idade mínima de aposentadoria de 55 para novos oficiais.

De acordo com Barros, o comitê especial no Congresso analisando o projeto de lei de reforma econômica do governo votará nesta semana, antes de passá-lo para a plenária da câmara baixa para uma votação completa.

Na segunda-feira, a congressista Joice Hasselmann, líder do governo na Câmara, disse que a reforma previdenciária pode até chegar a um voto na Câmara, já na próxima semana.

Mas Marcelo Ramos, o presidente do comitê especial, alertou na segunda-feira que o governo não exige mudanças demais para o projeto de lei alterado, se quiser garantir os 308 votos de câmara baixa necessários para aprová-lo.

“O que o governo não pode fazer é forçar a questão, caso contrário não obterá os votos. Um bom relatório é aquele que recebe os votos ”, disse Ramos na segunda-feira. “O governo tem apenas seis votos no comitê, então não deve pensar que pode impor sua vontade com apenas seis votos.”

O projeto de lei do governo para reformar o sistema de seguridade social, reforçar as finanças públicas e estimular o investimento e o crescimento econômico tem como objetivo salvar o público de 1,237 trilhão de reais (US $ 323 bilhões) na próxima década.

O comitê especial fez algumas alterações importantes no projeto de lei no início deste mês, o que diluiu a economia esperada para 914 bilhões de reais, e enfureceu o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Escrito por

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.