Antes de mais nada, para além das brincadeiras e pegadinhas, vale a pena compreender melhor o Primeiro de abril. Sempre que chega essa data no ano, as redes sociais e também na vida “real” as “trolações” e zoeiras tomam conta das interações.
Contudo, nem só de brincadeiras é feita a sociedade. Por outro lado, nesta data de primeiro de abril, ao longo da História, muita coisa aconteceu.
Com a finalidade de ampliar os seus horizontes históricos e culturais, explicaremos não somente as curiosidades da data. Outrossim, explanaremos sobre o que aconteceu nesse mesmo dia em outros períodos históricos.
Com efeito, você compreenderá melhor o mundo em que vivemos
Quando e como surgiu o primeiro de abril?
Conforme acreditam alguns estudiosos, as brincadeiras envolvendo essa data teriam surgido na Idade Moderna. Provavelmente, o início teria sido na França. Desde que o século XVI começou, o Ano Novo se comemorava no dia 25 de março. Trocavam-se presentes e ocorriam bailes. Por fim, o festejo se encerrava em 1º de abril.
Leia também:
- Produtora de The Walking Dead compara o final da 9ª temporada com uma cena pós-crédito da Marvel;
- Finale de The Walking Dead:revelação afirma que a voz do rádio é feminina;
- Mark Hamill, lendário ator de Star Wars, brinca com um grande anúncio;
- Evandro Santo fala mal de Eduardo Sterblitch;
- Internautas pedem por #ForaPaula nas redes sociais.
Entretanto, em 1562, o papa Gregório XIII implementou um novo calendário, que recebeu o nome de gregoriano. Primordialmente, o ano se iniciava no dia 1º de janeiro, segundo esse calendário. Todavia, o rei francês só adotou o novo calendário após dois anos. Ademais, havia quem se olvidava ou menospreza a mudança, mantendo o formato antigo de celebração.
Posteriormente, para “tirar sarro” dos renitentes, muitos mandavam presentes esquisitos. Além disso, também convidavam para festas que sequer existiam. Nesse ínterim, a zoeira tomou conta do país inteiro. Depois que a brincadeira foi parar na Inglaterra, ela acabou se espalhando para o resto do mundo.
Primeiro de abril na História
Com o fim de aumentar a consciência histórica de todos, informaremos adiante alguns acontecimentos que ocorrem nessa mesma data ao longo da história.
-
1º de abril de 1924:Hitler preso por causa do “Putsch de Munique”
Em 1º de abril de 1924, Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, é condenado a cinco anos de prisão. O crime? Tentativa de tomar o poder a força.
-
1º de abril de 1964: consumação do Golpe Militar de 1964
Em primeiro lugar, vale ressaltar que houve todo um processo até que se culminasse no Golpe Militar de 1964.
Isto posto, é importante dizer que as tropas encontravam-se em Minas Gerais no dia 30 de Março. Posteriormente, no dia 31 de março, é que as referidas tropas saíram de Minas Gerais rumo ao Rio de Janeiro, a capital na época.
Logo depois, no dia seguinte, 1º de abril, o Forte de Copacabana foi tomado pelos golpistas. Ademais, João Goulart somente saiu do Rio à noite, decidindo não resistir.
-
1º de abril de 1976: fundação da Apple
Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a famosa empresa de tecnologia Apple. Desde a sua fundação até hoje, ele desenvolve e comercializa produtos eletrônicos de consumo. Além disso, também confecciona PC’s, smartphones e softwares informáticos.