Todos os voos da Avianca Brasil estão suspensos

Já tem alguns dias que a Avianca Brasil vem passando por uma situação economicamente complicada, mas isso pode se agravar nos próximos dias pois nesta sexta-feira 24/05 a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), determinou que todos os voos estão suspensos.

A ANAC informou que a operação da companhia aérea no país só poderá ser retomada a partir do momento em que for comprovado a capacidade de manter todas as atividades em dia e com a devida segurança. Em números, se a suspensão for até o fim deste ano de 2019, aproximadamente 8 mil voos devem ser cancelados.

Em números mais precisos, a Avianca Brasil informou que tem 8646 voos programados até o fim de 2019, grande parte a partir do segundo semestre e todos já comercializados, ou seja, há uma grande quantidade de passageiros que devem ter seus voos remanejados ou cancelados até o fim de ano.

Avianca

A Avianca Brasil é uma das principais companhias do país, sendo a quarta em volume de operação. Ela entrou em recuperação judicial no último mês de dezembro de 2018. Com isso já aconteceram milhares de cancelamentos de seus voos e o fim das operações em vários aeroportos, mantendo os trabalhos apenas nos principais.

Hoje a Avianca está operando apenas em Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA). Mas até mesmo nestes aeroportos a companhia aérea está com problemas, pois os funcionários estão realizando greves sob a alegação de não pagamento de salários e depósitos do FGTS.

Leilão de ativos

A Avianca Brasil resolveu leiloar parte dos seus ativos para tentar se recuperar, porém o leilão marcado para o último dia 07 de maio foi cancelado pela Justiça. Há um recurso por parte da Avianca para a venda, onde Gol, Azul e Latam estão interessadas na sua aquisição, principalmente com relação as autorizações de pouso e decolagem, com a possibilidade de aumentar as atividades no país que é limitada pela ANAC.

A companhia aérea Azul já chegou a fazer duas propostas para a Avianca Brasil com relação a seus ativos. Foram oferecidos mais de 100 milhões de dólares para comprar parte das operações. Porém a Azul desistiu da operação pois a Latam e Gol estavam agindo para evitar que a Azul entrasse na disputa da ponte aérea Rio x São Paulo, uma das mais rentáveis do país.

Futuro

O futuro da Avianca Brasil é incerto, mas há a possibilidade da companhia encerrar suas atividades no país. Os maiores prejudicados deverão ser os passageiros, que com a suspensão podem “perder” a sua viagem e se o fim da companhia for confirmado, haverá uma menor concorrência e a tendência é que os voos subam de preço ainda mais.

Escrito por

Wesley Silva

Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.