Carta pessoal de Trump é entregue a Kim Jong-un e agrada ao líder coreano

Após o líder chinês Xi Jinping fazer uma visita oficial à Coreia do Norte na última semana, algo que não acontecia a 14 anos, chegou a vez de Donald Trump tentar manter o diálogo com a nação coreana. Neste domingo, dia 23 de junho, segundo a agência oficial de notícias do próprio país, a KCNA, Kim recebeu uma carta pessoal, feita à punho pelo líder americano.

Em uma das primeiras respostas sobre o conteúdo da carta do presidente dos Estados Unidos, Kim Jong-un relatou que o conteúdo é excelente, mas não deu detalhes sobre as informações.

A TV estatal disse que após o líder coreano ler a carta, se mostrou muito satisfeito com o conteúdo. Ele ainda cita que Trump mostrou uma coragem extraordinária e agradeceu o líder americano por seu julgamento político. A TV ainda relata que Kim deverá analisar minuciosamente o conteúdo interessante da carta e que boas notícias podem surgir nos próximos dias.

Carta de Kim Jong-un

A carta enviada por Trump parece ser a resposta para uma que foi enviada recentemente por Kim, onde um dos motivos era a comemoração do primeiro ano da reunião histórica que EUA e Coreia do Norte tiveram no último dia 12 de junho de 2018.

Apesar do clima agradável, a segunda reunião entre os líderes que aconteceu em Hanói, no último mês de fevereiro, não terminou da maneira que se esperava pois não houveram acordos entre as nações.

Porém após deixar a reunião, Trump declarou que o governo de Kim Jong-un através de Pyongyang está próximo de cumprir as exigências internacionais para a desnuclearização de toda a Coreia do Norte, deixando a península coreana livre deste mal.

Coreia do Sul

Após a divulgação do recebimento da carta e de todas as mensagens positivas, o escritório presidencial sul coreano, avaliou como “excelente” a troca de cartas entre os líderes, principalmente para manter fluindo o diálogo entre as nações, trazendo ótimos benefícios para à península.

Escrito por

Wesley Silva

Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.