O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos está considerando investir mais de US $ 230 milhões da Administração de Segurança de Transporte para financiar operações na fronteira EUA-México se o Congresso não aprovar financiamento adicional, disse uma pessoa informada sobre o assunto. Em outras palavras, Trump quer usar fundos do TSA para reforçar fronteira.
Leia também:
- 35 corpos encontrados enterrados ao redor da cidade de Guadalajara, no México;
- Damares Alves diz NÃO para boatos sobre saída do governo;
Trump quer usar fundos do TSA para reforçar fronteira com o México
A NBC News informou o plano anteriormente, citando documentos de um plano de contingência para financiar US $ 1,1 bilhão em esforços na fronteira sul. Ou seja, Trump quer usar fundos do TSA para aplicar na fronteira com o México.
O Comitê de Apropriações da Câmara dos Deputados dos EUA disse na terça-feira que não recebeu nenhuma notificação do DHS de que planeja transferir os fundos existentes.
A NBC News informou que a TSA poderia transferir US $ 50 milhões que haviam sido reservados para comprar equipamentos avançados de filtragem de aeroportos e US $ 64 milhões de um fundo de compensação para trabalhadores feridos da TSA.
A Casa Branca, no dia 1º de maio, pediu ao Congresso US $ 4,5 bilhões em fundos de emergência para atender ao crescente número de pessoas que cruzam a fronteira sudoeste com o México.
O porta-voz do DHS, Tyler Houlton, disse em um comunicado que a agência “está considerando todas as opções para enfrentar a crise humanitária e de segurança em nossa fronteira sul. Continuaremos a trabalhar com nossa força de trabalho para encontrar soluções dinâmicas e financiamento para resolver esse problema muito sério ”.
Houlton disse que a agência está explorando “mecanismos fiscais que garantirão a segurança e o bem-estar de nossa força de trabalho e da população migrante, o que também se reflete na solicitação suplementar apresentada ao Congresso”.
A Federação Americana de Funcionários do Governo, o sindicato que representa os trabalhadores da TSA, disse em um comunicado que a transferência de fundos da TSA causaria “outra crise gerada pelo governo Trump”.
“A TSA já está subfinanciada e com falta de pessoal, e desviar seus recursos da mesma maneira que entramos na temporada de viagens mais movimentada será um desastre operacional”, disse o presidente do grupo, J. David Cox Sr.
Ações na fronteira do EUA com o México
Na semana passada, a TSA confirmou que planejava redirecionar a equipe para a fronteira sul dos EUA para ajudar nas tarefas de imigração e nos fluxos de migrantes.
Um porta-voz da TSA disse que a agência estava procurando voluntários para apoiar os esforços na fronteira com o México, onde o governo disse que está enfrentando um número recorde de pessoas.
A equipe da TSA incluirá 175 agentes da lei, incluindo agentes aéreos, e cerca de 400 seguranças de seis cidades norte-americanas, mas não incluirá rastreadores de aeroportos, informou a CNN na semana passada, citando duas fontes adicionais não identificadas.
Os policiais prenderam quase 99 mil pessoas que cruzaram a fronteira com o México em abril, o maior número desde 2007, informou o governo dos EUA no início deste mês. Mais de dois terços deles eram crianças ou pessoas viajando como famílias.
No início deste mês, a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) informou que estava enviando mais 186 oficiais do CBP para ajudar os agentes da Patrulha de Fronteira em setores na fronteira sudoeste, depois de mais de 300 funcionários mudarem de aeroportos, pontos de controle da fronteira norte e outros locais.