Boris Johnson comete gafe ao falar sobre coronavírus no sistema de água do Reino Unido

ANÚNCIOS

O Primeiro Ministro britânico, Boris Johnson, recuperado após pegar Covid-19 já está de volta ao seu trabalho no combate a epidemia no Reino Unido. Porém neste fim de semana ele acabou assustando muitos sobre suas falas de como o vírus estaria sendo rastreado pelo sistema de água.

O que assustou e trouxe estranheza para os britânicos é que ele deu declarações que o governo era capaz de rastrear o coronavírus por região através do abastecimento de água, onde as medidas de contenção estariam sendo baseadas nestes resultados.

Mas acontece que o rastreamento pode sim ser feito, porém através do esgoto e não pela água que abastece as casas, levando a crer que as águas estariam chegando contaminadas nas residências. tanto que seus assessores correram à mídia para poder esclarecer a situação.

ANÚNCIOS

Traje à prova de coronavírus é desenvolvido em Los Angeles!

Falas de Johnson

Aos deputados ele disse que há um sistema que pode ser usado de forma sensível e flexível para detectar surtos locais, de modo que, por exemplo, o Covid seja detectado no abastecimento de água de uma cidade ou qualquer outra região, permitindo que medidas sejam tomadas o mais rápido possível. Isso serviria também para locais específicos, como uma escola, por exemplo.

ANÚNCIOS

Então após estas declarações o porta voz do Primeiro Ministro teve que fazer um esclarecimento, onde insistiu que Johnson se referia aos esgotos ou águas residuais e não em relação a água que emana da torneira, onde a grande maioria da população bebe.

O porta-voz disse que alguns estudos foram realizados no exterior sobre essa avaliação dos esgotos e o Reino Unido está buscando uma maneira de implementar e acompanhar a taxa de infecções localmente.

As falas chegaram a serem interpretadas como “piadas” ou ações mais sérias por outros parlamentares e estudiosos. Anna Turley chegou a comentar em suas redes sociais que Boris seria um homem “passivo perigoso”.

Os britânicos continuam com sua luta diária sobre o vírus, mas o país já está fora do pico da pandemia.

ANÚNCIOS

Escrito por

Wesley Silva

Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.