Trump critica a “estupidez” de May e seu “extravagante” embaixador dos EUA após vazamento de memorandos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou terça-feira a “estupidez” da primeira-ministra britânica Theresa May e seu “extravagante” embaixador em Washington, elevando o tom de seus ataques contra um aliado estreito cujo enviado descreveu como “inepto”. ao seu governo.

O vazamento do memorando

May apoiou seu enviado em Washington, Kim Darroch, depois que um jornal britânico publicou no domingo uma série de memorandos vazados descrevendo o governo dos Estados Unidos como “disfuncional” e “diplomático e desajeitado”. [nL2N248088] [nL2N2490Y2]

Embora membros do governo britânico e porta-voz de May tenham dito que as comunicações vazadas apenas coletam parcialmente as análises de Darroch e não refletem as visões do Executivo, elas provocaram a ira de Trump, que lançou uma nova rodada de negociações. tweets ofensivos.

“O embaixador extravagante que nos deu o Reino Unido não é alguém que nos move, ele é um cara muito estúpido”, escreveu Trump, que descreveu Darroch como um “tolo pomposo”.

“Eu deveria falar com o seu país, e com o primeiro-ministro May, sobre a sua negociação fracassada com o Brexit, e não ficar chateada com as minhas críticas sobre o quão mal você lidou com isso. Eu disse a @theresa_may como fazer o acordo, mas ele seguiu em frente com seu jeito estúpido e falhou em completá-lo. Uma bagunça! ”Ele acrescentou.

May, que deixará o cargo este mês, já colidiu com Trump em outras questões, desde as relações com os muçulmanos até o acordo nuclear com o Irã em 2015. No entanto, essa discórdia ocorre em um momento em que Londres procura fechar um grande acordo comercial. com seu aliado mais próximo quando ele deixa a União Europeia, algo que está marcado para 31 de outubro.

O principal candidato a se tornar o próximo líder britânico, o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, deu a entender que ele compartilha a visão de Trump do manejo do Brexit em maio, enquanto observa que os Estados Unidos continuarão sendo o principal parceiro militar e político. .

“Eu tenho um bom relacionamento com a Casa Branca e não tenho vergonha de dizer isso”, disse ele à BBC TV. “Eu já disse algumas coisas muito críticas sobre as negociações do Brexit até agora.”

Escrito por

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.