Bachelet está chocada com o tratamento dos EUA de imigrantes e refugiados

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse na segunda-feira que está chocada com as condições em que os Estados Unidos mantêm imigrantes e refugiados detidos, incluindo crianças.

Bachelet e as condições dos imigrantes nos EUA

“Como pediatra, mas também como mãe e ex-chefe de Estado, estou profundamente chocada por haver crianças forçadas a dormir no chão em instalações lotadas, sem acesso a cuidados de saúde adequados e com condições sanitárias precárias”, disse Bachelet em um comunicado. .

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez da linha dura da imigração um pilar fundamental de seu mandato e de sua plataforma para a reeleição em 2020.

Parlamentares democratas e ativistas dos direitos civis que visitaram centros de detenção de imigrantes ao longo da fronteira com o México descreveram condições adversas marcadas pela superpopulação e acesso inadequado a alimentos, água e outras necessidades básicas.

O inspetor geral do Departamento de Segurança Interna publicou na semana passada fotografias de centros de detenção de imigrantes no Texas lotados com o dobro de pessoas que podem acomodar.

“Na maioria desses casos, migrantes e refugiados embarcaram em perigosas viagens com seus filhos em busca de proteção e dignidade e longe da violência e da fome”, disse Bachelet.

“Quando eles finalmente acreditam que alcançaram a segurança, podem ser separados de seus entes queridos e trancados em condições indignas. Isso não deve acontecer em nenhum lugar ”, acrescentou ele.

Privar os adultos de sua liberdade deve ser a última opção e pelo menor período possível, com salvaguardas legais e sob condições que atendam aos padrões internacionais de direitos humanos, disse ele.

Ele também observou que a detenção de crianças, mesmo por curtos períodos de tempo e sob boas condições, pode ter um sério impacto em sua saúde e desenvolvimento, acrescentou.

“A gestão de fronteiras … não deve se basear em políticas limitadas destinadas apenas a detectar, parar e deportar migrantes irregulares rapidamente”, disse ele.

Escrito por

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.