A Europa precisa encontrar um consenso sobre o candidato para chefiar o FMI

Os ministros europeus das Finanças precisam encontrar um candidato comum para substituir Christine Lagarde como chefe do Fundo Monetário Internacional, disse neste sábado o chefe de finanças francês, Bruno Le Maire.

Substituto europeu no FMI

Os líderes europeus nomearam Lagarde na semana passada para suceder Mario Draghi como presidente do Banco Central Europeu, o que levanta a questão de quem a substituirá no FMI.

Como parte de uma conferência de economia e negócios no sul da França, Le Maire disse que os ministros das Finanças da Europa vão discutir o assunto em uma reunião em Bruxelas na terça-feira.

“Precisamos encontrar um consenso europeu … Espero encontrar um consenso sobre o melhor candidato, o melhor candidato europeu ao FMI”, disse ele a repórteres.

“Se tivermos um bom candidato europeu, poderemos ter um bom candidato para o FMI”, acrescentou ele em resposta a uma pergunta sobre se o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, poderia concorrer como candidato europeu.

Embora ele tenha nascido e crescido no Canadá, Carney, que também era governador do Banco do Canadá, tem passaporte britânico e irlandês, além da cidadania canadense.

Uma autoridade francesa havia dito que Le Maire tinha que discutir o assunto com o presidente Emmanuel Macron neste fim de semana e que ele provavelmente conversaria com Carney mais cedo.

A França está ciente de que o apoio a Carney está crescendo, acrescentou o funcionário, e disse que se Paris decidisse apoiá-lo, seria cedo e não tarde.

No entanto, há uma preocupação com o precedente que Carney estabeleceria, já que ele é “basicamente um canadense”, apesar de ser muito respeitado, disse a autoridade.

Escrito por

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.