Neste dia 1º de junho começou os pagamentos do Saque Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para trabalhadores que optaram pela modalidade e que nasceram nos meses de maio e junho.
O dinheiro poderá ser sacado até o próximo mês de agosto, sendo o prazo máximo. Caso não efetue o saque, os valores retornam para a conta do FGTS do trabalhador.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por efetuar os pagamentos. Segundo o banco, serão liberados R$ 1,2 bilhão para pouco mais de 900 mil brasileiros.

Quem já fez aniversário em maio e acabou perdendo o prazo de adesão da modalidade de saque, ainda pode solicitar a adesão, mas a retirada só poderá ser feita a partir de 2021.
A data limite para a adesão ao saque aniversário pode ser feita até o último dia do mês de nascimento. Quem tem desejo de fazer parte deste sistema de saque e nasceu nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, podem fazer a adesão e receber ainda em 2020.
O prazo é sempre até o último dia do mês do aniversário.
Segunda parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS é liberada hoje!
Como funciona?
Quem optou pela modalidade poderá sacar uma parte do saldo existente na conta do FGTS uma vez ao ano. Essa parte irá se somar a uma parcela adicional pré estabelecida na MP, onde os valores variam conforme o saldo.
Trabalhadores que tenham mais de uma conta no Fundo de Garantia, poderão optar pelo saque em cada uma delas.
A desvantagem é que o trabalhador perde o direito de resgatar o montante total da conta vinculada ao FGTS caso ocorra uma demissão sem justa causa. O único valor pago integralmente nestes casos é referente a multa rescisória de 40%.
Ao aderir a modalidade o trabalhador poderá escolher através do site ou aplicativo do FGTS se deseja receber no dia 1º ou 10º do mês. Quem optar pelo décimo dia terá a vantagem da correção monetária referente aos dias em que o valor ainda permaneceu na conta.
Calendário 2020 do Saque Aniversário
Neste ano os saques poderão ser feitos conforme o seguinte calendário:
- Abril a junho de 2020, pagamentos para nascidos em janeiro e fevereiro;
- Maio a julho de 2020, pagamentos para nascidos em março e abril;
- Junho a agosto de 2020, pagamentos para nascidos em maio e junho;
- Julho a setembro de 2020, pagamentos para nascidos em julho;
- Agosto a outubro de 2020, pagamentos para nascidos em agosto;
- Setembro a novembro de 2020, pagamentos para nascidos em setembro;
- Outubro a dezembro de 2020, pagamentos para nascidos em outubro;
- Novembro de 2020 a janeiro de 2021, pagamentos para nascidos em novembro;
- Dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, pagamentos para nascidos em dezembro.
Faça suas consultas através do Site do FGTS!