Ranking 2020 com as melhores cidades para fazer intercâmbio é divulgada

O ranking com as melhores cidades do Mundo para fazer intercâmbio foi divulgado e Londres é eleita pelo segundo ano consecutivo como a melhor para estudantes. O ranking foi divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) e faz parte do caso sobre “Melhores Cidades para Estudar”.

Neste ranking a capital do Reino Unido acabou ficando à frente de outras duas excelentes cidades do mundo, Tóquio no Japão e Melbourne na Austrália. Este é o top 3 preferido e que oferecem as melhores condições para estudantes do mundo todo.

Lista atualizada de melhores cidades para fazer intercâmbio

A pesquisa foi feita e chegou a conclusão destes números após obter a resposta de mais de 87 mil estudantes do mundo todo. Inclusive muitos já fazem intercâmbio e outros demonstram interesse em aprimorar suas atividades, principalmente o idioma, fora de seu país de origem.

A pesquisa segue um criterioso sistema para pontuar todas as principais cidades do mundo. Entre as perguntas estão as principais atividades dos empregadores, quais são as diversidades estudantis, custos de estudo, número de universidades, quais fazem parte de um alto nível e muito mais.

Londres é caro

Estudantes de intercâmbio reclamam de Londres apenas com relação ao custo de vida no ambiente. Ela é uma das mais caras, porém conta com as melhores pontuações em todos os outros critérios. Segundo o ranking e até mesmo os próprios intercambistas do Reino Unido, todas as outras qualidades compensam os altos valores.

Ranking com as 10 melhores cidades para estudar

Neste ano as melhores cidades para fazer intercâmbio são:

  1. Londres (Grã-Bretanha)
  2. Tóquio (Japão)
  3. Melbourne (Austrália)
  4. Munique (Alemanha)
  5. Berlim (Alemanha)
  6. Montreal (Canadá)
  7. Paris (França)
  8. Zurique (Suíça)
  9. Sydney (Austrália)
  10. Seul (Coreia do Sul)

Mas e o Brasil?

Não é surpresa não ter nenhuma cidade no TOP 10 da Quacquarelli Symonds, mas como a empresa se preocupa em fazer uma pesquisa de qualidade há cerca de 150 cidades e então o Brasil aparece com duas opções neste resultado mais abrangente.

A primeira melhor cidade do Brasil para fazer intercâmbio ou até mesmo para os próprios brasileiros estudarem é São Paulo, hoje ela está na 76ª colocação. O Rio de Janeiro conta com a 102ª colocação.

Porém na lista de cidades da América Latina, São Paulo está em 4º.

TOP 7 melhores cidades da América Latina para intercâmbio

  1. Buenos Aires (Argentina) (31)
  2. Cidade do México (México) (53)
  3. Santiago (Chile) (54)
  4. São Paulo (Brasil) (76)
  5. Bogotá (Colômbia) (82)
  6. Monterrey (México) (91)
  7. Lima (Peru) (98)

O mercado de intercâmbio no Brasil vem crescendo nos últimos ano, sempre superando a margem de 15%. Um número interessante sobre esta pesquisa é que cerca de 356 mil intercambistas do último senso mudaram-se para países ou regiões cujo o idioma predominante é o inglês.

Muitos foram para cidades dos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Malta e também Austrália.

Escrito por

Wesley Silva

Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.