A partir desta quinta-feira (22/08) o Banco do Brasil estará liberando os saques das cotas do fundo PASEP de 2019 a todos os beneficiários que tenham trabalhado como servidor público ou militar entre 1971 e 1988, desde que ainda não tenham feito os saques dos valores nos últimos anos.
É importante lembrar que quem trabalhou no mesmo período, mas no setor privado com carteira assinada, tem direito a cotas do PIS, porém ela está sendo paga pela Caixa Econômica Federal.
O pagamento liberado a partir desta quinta é para todos os beneficiários do Pasep que não tenham contas no Banco do Brasil. Quem é correntista já teve o seu pagamento liberado desde a última segunda-feira (19/08).
Nova carteira de identidade com QR Code já está em circulação no Brasil.
Fundo PIS-PASEP
Como já citamos, o valor que está presente no fundo é pago somente uma vez, ou seja, quem realizou o saque em alguma outra oportunidade, teve o seu saldo zerado. Mas os pagamentos continuam sendo liberados, pois ainda há cerca de 22,8 bilhões de reais nas contas dos fundos PIS/Pasep.
Muitos ainda não receberam os valores pois o governo só liberou o pagamento para todas as idade agora. Nas últimas oportunidades o saque só era permitido para quem tinha acima de 60 anos.
Boa parte do dinheiro no fundo está “preso” porque muitos cotistas que não realizaram o saque dos valores em vida, estão com os valores parados pois seus herdeiros desconhecem do benefício. Outro fator para a grande quantidade de dinheiro no fundo, é que muitos dos beneficiários são idosos, o que acabaram esquecendo de que ainda contam com o direito aos recursos.
Saque do Pasep no Banco do Brasil
Quem tinha conta corrente ou poupança no Banco do Brasil, recebeu os valores automaticamente na última segunda-feira. Quem é correntista de outro banco e tiver no máximo R$ 5 mil para receber das cotas do PASEP, poderá solicitar a transferência do dinheiro através de um TED sem custo.
A opção de transferência poderá ser feita pela internet através do www.bb.com.br/pasep, agências ou diretamente nos caixas eletrônicos. O saque poderá ser feito nas agências a partir de hoje, sendo preciso estar portando sua documentação original.
Não há um prazo final para os saques.
Calendário PIS/PASEP 2020 é divulgado.