A unha encravada é um tipo de inflamação causado pelo contato entre a unha e a pele. Ela atinge grande parte da população, portanto, é importante estar alerta quanto aos possíveis tratamentos para contornar essa situação e auxiliar no processo de recuperação.
Ao encontro do que foi destacado, é possível afirmar que a ocorrência de unhas encravadas é mais comum nos dedos dos pés, em especial no dedão, visto que os cantos da unha costumam crescer mais do que deveriam e, portanto, adentram a pele.
Devido aos fatos citados, é muito fácil saber quanto uma unha está encravada, visto que a área se torna vermelha e dolorida. Entretanto, existem alguns tratamentos caseiros que podem auxiliar nessa questão. Abaixo você poderá conferir alguns.
- Vinagre de maçã
Devido à sua ação antinflamatória, o vinagre ajuda na sensação de inchaço ao redor da unha. Acrescente uma xícara em uma bacia contendo água morta e mergulhe os pés até que eles fiquem cobertos. Mantenha por meia hora.
- Alho
O alho possui enxofre em sua composição, de forma que ele também é capaz de atuar na inflamação e, assim, aliviar a dor causada pela unha. Amasse um dente de alho e coloque no local que foi afetado.
- Mel
O mel também ajuda bastante a aliviar a sensação de dor e a inflamação associada à unha inflamada. Para usar, basta realizar a aplicação em cima da unha.