Da mesma forma que nós seres humanos, os animais criados em residência, tais como, cachorros e gatos podem ser infectados por muitos vírus, bactérias, parasitas, etc. Entretanto, a maioria destas doenças não são transmissíveis para o seres humanos, mas é sempre bom estar atento a todas as informações. Certamente existem algumas doenças que podem ser passadas dos animais para nós seres humanos, por conta disso, é sempre muito bom que tenhamos cuidado, tanto com a higiene, e principalmente manter todas as vacinas em dia.
Devido à pandemia do novo vírus da Covid-19, deixou ainda mais nítido de que a ciência precisa estar sempre ligada aos novos riscos que podem aparecer. Com isso, os cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, ficaram atentos a uma doença bem rara, que tem aumentado cada vez mais nopaís. A doença citada em questão é a Equinococose Alveolar Humana (AE).
A causa da doença é devido a Tênia do cachorro, e ela pode ser passada de cachorro para os seres humanos. O motivo da doença, é por causa de um parasita, mais conhecido por todos como verme, que deixa o animal infectado e a deixa doente, por conta disso, a doença é passada pelas fezes do cão. Mas, para poder haver contágio ao ser humano, é preciso que haja contato das fezes com a boca humana.
Devido às informações citadas, com certeza deve ter te deixado um pouco mais aliviado por conta de ser difícil de ter o contato da boca com as fezes, entretanto, existem outras formas de contaminações, através da comida e d’água que estejam contaminadas, e às vezes, por um simples contato com os bichinhos, pode acabar sendo transmitido a doença.
Antes do ano de 2013, já tinham registros da doença na cidade, mas os números de casos vem subindo de uma forma bastante alarmante e deixando todos com uma grande preocupação. De 2013 á 2017, o número subiu para 17 casos. Com o aparecimento de mais casos, os cientistas começaram a conduzir novos estudos.
A publicação do estudo foi feita pelo American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, e deixam bem destacado que a infecção que pode acabar se agravando.